A capital da Eslovénia
A capital da Eslovénia
A capital da Eslovénia
A Eslovénia foi mais um dos países que tive a oportunidade de visitar durante a época em que fiz Erasmus. Saímos de Pádua, mais uma vez de Flixbus, bem cedo, em direção a Ljubljana. Quando chegámos à estação central, o local onde o autocarro nos deixou, sentimos logo a humidade fria que pairava pela cidade, mas isso não foi impedimento para nós. Deixámos as malas no Hostel (ficámos alojados no Hostel24 que era bem localizado, muito perto do centro histórico da cidade, mas numa futura visita a Lubljana prefiro definitivamente ficar alojado num local melhorzito 🤣🤣) e começámos a percorrer as ruas da cidade. Os primeiros pontos que visitámos foram a Ponte do Dragão, e a Ponte dos Carniceiros, ambas sobre o rio Ljubjanica. A primeira data do início do século XX, tendo sido construída durante a época em que Ljubljana pertencia ao império Austro-Húngaro. Já a ponte dos Carniceiros é mais recente, tendo apenas sido inaugurada em 2010. Atravessando qualquer uma das pontes chegamos ao mercado central da cidade.
Continuámos a nossa caminhada em direção ao Castelo de Ljubljana, subindo por um caminho pedonal em torno da encosta. Existe também a possibilidade de fazer a subida e descida através de um funicular, mas nós optámos por apreciar a vista ao nosso ritmo ao longo da subida.
Pensa-se que o atual castelo tenha sido construído inicialmente no século XI e reconstruído no século XII, tendo sofrido várias remodelações ao longos dos séculos seguintes. Parte é visitável gratuitamente, havendo inclusivamente esplanadas e restaurantes no seu interior. Apenas os museus e a torre obrigam a pagar bilhete. Os museus fazem várias referências a passagens históricas como a Segunda Guerra Mundial ou a guerra da sua independência, que ainda está muito presente na memória dos eslovenos, uma vez que a Eslovénia só conseguiu a sua independência da Jugoslávia em 1991 (tendo sido apenas reconhecida em 1992).
A vista da torre foi para mim o ponto alto da visita ao Castelo. Daqui foi possível ter uma vista panorâmica e detalhada sobre a cidade e os seus hotspots!
Com o castelo visitado, voltámos a descer em direção à cidade, desta vez pelo lado contrário do caminho pedonal, de forma a contornar a colina pela lateral que ainda não tínhamos conhecido. A vista deste lado foi também uma agradável surpresa, com um toque especial dado pelas várias torres das igrejas de Ljubljana!
Seguiram-se as pitorescas ruas de Ljubljana. Todos os edifícios têm uma traça bastante característica daquela região geográfica do globo. Passámos pela ponte dos Sapateiros, onde tirámos algumas fotografias e seguimos em direção à Praça da Cidade, onde se localiza a Câmara Municipal de Ljubljana. Dali andámos poucos metros, chegando à Praça Ciril, onde está a catedral de Ljubljana. Após uma curta paragem atravessámos a Ponte Tripla para chegar à Praça Prešeren, a praça central de Ljubljana, onde se encontra a igreja Franciscana da Anunciação. Esta zona é um dos cartões postais da cidade!
Foi-nos recomendado que aproveitássemos o pôr do sol, no rooftop do Skyscraper, um bar com vista panorâmica, localizado muito perto do centro da cidade. Esta é uma das melhores vistas sobre Ljubljana, a par da vista da torre do castelo. Sem dúvida que valeu a pena!!
Demos ainda uma caminhada noturna pela cidade. Fiquei com a sensação de que tirando a rua Cankarjevo nabrežje (uma rua bastante engraçada com alguns bares e restaurantes junto à margem do rio), o resto da cidade fica relativamente tranquila e deserta durante a noite, talvez devido à baixa população (menos de 280 mil habitantes).
Concluindo, Ljubljana é uma cidade que apesar de não ser muito grande, nem ter tantas atrações como outras cidades, tem um certo encanto e charme. Penso que um dia inteiro é o suficiente para conhecer e desfrutar do principal da cidade. Vale a pena aproveitar também para conhecer o lago Bled, localizado cerca de 50 km's a norte, que também tive oportunidade de visitar e publicarei num futuro post!