
Das Portas do Sol ao Castelo de Almourol!
Portas do Sol, Santarém
Junto ao rio Tejo e perto da ponte D. Luis I, no distrito de Santarém, é possível encontrar o jardim das Portas do Sol. Um local bastante agradável da cidade de Santarém, de onde se consegue contemplar o rio Tejo, desfrutando de um momento de tranquilidade.
D. Afonso Henriques conquistou a cidade aos mouros em 1147 e, desde ai, que a lezíria do Tejo viu crescer a cidade de Santarém que se desenvolveu imenso na época dos descobrimentos, através do apoio da ordem de cristo.
Castelo de Almourol
Após uma rápida visita ao jardim das Portas do Sol e à cidade de Santarém, seguimos para o Castelo de Almourol, que infelizmente quando lá chegámos já tinha encerrado as visitas ao seu interior. Ainda sim posso dizer que o ambiente envolvente me espantou. Erguido ao largo de uma pequena ilha localizada no rio Tejo, o castelo de Almourol data do ano de 1171, tendo sido construído pelos templários a partir de um anterior castro que se julga ser da época em que os romanos ocuparam a península. Serviu então para defender aquele território aquando da reconquista cristã formando a linha defensiva do Rio Tejo. Aqui ficam algumas das fotos que captei, apesar da hora já tardia.
Há quem diga que estas fotos foram tiradas na Escócia mas eu desminto, foram mesmo em Portugal... :)
Trata-se de um local especial, tipo Sintra, e é impossível de não sentir a boa energia que nos rodeia e questionar qual o motivo que levou os templários a elegerem esta zona para se estabelecerem...